O Piloto Automático

Editorial Comentários fechados em O Piloto Automático 37

Hoje o dia acordou envergonhado e com algum vento. A meteorologia havia avisado das nuvens negras que poderiam pairar nos céus. Anunciam chuva e o regresso do chapéu-de-chuva.

Hoje, 21 de Março o mundo segue a sua marcha imparável. O Homem que estabelece regras e define metas vai construindo no calendário um desfiar de efemérides e comemorações.

Hoje é um dia com muita ação um pouco por todo o planeta e consequentemente no nosso país e até no nosso burgo.

Se por um lado assinalar o dia mundial da poesia seria um assunto que podia levantar alguns problemas, afinal ninguém ou quase, lê ou escreve poesia. A caixa que nos escraviza, a TV que ocupa o lugar de destaque na nossa casa, na sala, na cozinha ou nos quartos, aquela que nos rouba toda a atenção, não refere importância ao assunto. Logo não é importante!

Ocasiões houve que para se assinalar o dia mundial da árvore, os jovens das escolas as plantavam num simbolismo e responsabilidade que acarreta o peso da nossa pegada ecológica e na manutenção da biodiversidade.

Mas hoje também é o dia europeu da criatividade artística e o dia mundial da marioneta. Aqui somos todos “marionetas” de um sistema que nos faz diluir no tempo as memórias da cultura e da criatividade e aceitamos boamente o que nos é trazido sabe-se lá de onde como um maná que nos alimenta a carência de atos culturais e genuinamente nossos.

Assinala-se o dia da luta contra a discriminação racial e tantas outras coisas.

Num olhar pela fraca informação que se produz no nosso Entroncamento, este “burgozinho” com mais de 20 mil habitantes passam ao lado, aparentemente, de tudo isto. Nem escolas nem órgãos oficiais… Nada!

Um vazio total ou um foco em algo que de tão superior nada me deixa vislumbrar por entre a pequenez a que me reduz este aglomerado de prédios perfilados ao longo de ruas de uma cidade deserta, tal como as ideias que aqui vão nascendo…

Enfim, amanhã será melhor! Que venha o dia mundial da água.

Vítor Ventura

TVE - Televisão do Entroncamento
Prop. Vitor Telecomunicações, Lda
Tel. +351 304501000
email: geral@tve.pt
tve.pt

Voltar ao topo

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com