Torres Novas: Aprovado projeto de valorização das Grutas de Lapas

Atualidade, Lazer, Noticias Comentários fechados em Torres Novas: Aprovado projeto de valorização das Grutas de Lapas 54

GrutasLapas_press

O executivo municipal aprovou ontem, por unanimidade, em reunião ordinária pública de câmara, um projeto de valorização das Grutas de Lapas, classificadas desde 1943 como património de interesse público, e que representam muito provavelmente o maior e mais importante sítio nacional com grutas artificiais escavadas em tufo calcário.

Estas grutas, abertas ao público, relacionam a atividade humana a um elemento geológico singular, o maciço de tufo calcário daquela localidade, associado, na sua génese, ao próprio Rio Almonda. É esta vertente que se visa valorizar, oferecendo uma visita mais informada, enriquecida e complementar à história, morfologia e desenho urbano da aldeia.

Entre as diversas melhorias propostas pelos técnicos municipais destacam-se:

  • Acessos exteriores – alterar o acesso para o jardim que antecede a entrada para a gruta. Em vez de se realizar na posição frontal à estrada, como acontece atualmente, passar a ser feito lateralmente, através da travessa que ladeia a norte o jardim e dá acesso ao largo da Igreja, tornando o espaço mais agradável e seguro para os visitantes;
  • Entrada – a  atual entrada da gruta é de dimensões reduzidas, não se coadunando com o restante espaço subterrâneo. Propõe-se alterar a entrada para a gruta, abrindo uma nova entrada, na parede sul do jardim, permitindo um acesso mais largo e alto e facilitando o acesso de grupos de visitantes.
  • Criação de espaço de receção e centro interpretativo na galeria contígua à parede sul do jardim. Trata-se da área que ficará de referência para receber os visitantes e explicar os principais focos de interesse associados ao local, em termos geográficos, geológicos, históricos e arqueológicos.
  • Expositores informativos – serão elaborados vários painéis interpretativos, nos quais constarão esquemas, fotografias e textos, sobre as seguintes temáticas: Grutas de Lapas, História e Arqueologia; Lapas e abrigos escavados no tufo calcários; Pedreiras de tufo calcário, a céu aberto; Geologia.
  • Expositores de rochas e fósseis – Colocação de vitrinas com amostras de rochas representativas das litologias presentes nos terraços fluviais do rio Almonda, com especial ênfase para os tufos calcários e fósseis recolhidos em diversos terraços fluviais.
  • Expositores interativos – serão disponibilizados equipamentos que possibilitem ao visitante interagir com as diversas temáticas associadas às grutas e aos tufos calcários.
  • Percurso interno nas Grutas – propõe-se a criação de um percurso interno, a partir da nova receção e centro interpretativo, ao longo do qual serão explicados/apresentados aos visitantes os principais conteúdos informativos e particularidades das grutas, de forma simples, concisa e acessível.
  • Percursos exteriores – criação de percursos de visita na aldeia de Lapas e pontos de interesse associados aos tufos calcários e às grutas.

O valor estimado para a intervenção de abertura do centro interpretativo é de 60 500€ acrescidos de IVA e conta com o apoio da Fábrica da Igreja de Lapas na cedência do espaço necessário em regime de comodato.

Mas o projeto de valorização é mais vasto, tem a colaboração institucional da Junta de Freguesia e inclui ainda outros trabalhos prospetivos já em curso, para conhecimento da verdadeira dimensão do complexo subterrâneo e preparação de conteúdos a disponibilizar aos visitantes.

TVE - Entretenimento e Informação
Prop. Vitor Ventura-Telecomunicações, Lda
Tel. +351 249406858 <> email: geral@tve.pt
tve.pt

Voltar ao topo

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com